DOCENTE DO SENAC ENSINA A FALAR EM PÚBLICO


Falar em público é uma necessidade na carreira de muitas pessoas. Entretanto, vários profissionais e até estudantes universitários entram em pânico ao pensar que precisam discursar diante de uma plateia, apresentar um trabalho, uma

proposta ou defender uma tese em público. E situações como estas podem levar ao sucesso ou ao fracasso. Como o que está em jogo, por vezes, é o emprego ou uma formação acadêmica, esse temor é compreensível e justificado.

 

Mas, existem técnicas para desempenhar uma boa comunicação e conquistar o público?  O docente do Senac Americana, Claudio Ramirez, explica que para uma boa comunicação é preciso aliar conteúdo e método de exposição.

 

“Gosto muito de ressaltar que a forma ou estratégias escolhidas para uma determinada apresentação são mais importantes que o conteúdo. Não quero com isso desmerecer a informação a ser transmitida, mas num mundo globalizado, podemos encontrar informações em abundancia e, diga-se de passagem, muito boas, mas nem sempre colocadas de uma forma compreensível ao interlocutor”, afirma.

 

Segundo o docente, é preciso estar preparado para falar em público e atingir o objetivo. Por isso, ele listou 13 dicas importantes para se sair bem ao falar em público:

 

 

  • Alvo: É preciso saber quem é o público alvo, suas necessidades e desejos, além do que se quer transmitir.

 

  • Como se portar: Preste atenção em sua movimentação e gestos. Faça corretamente pausas ao falar e ilustre as histórias.

 

  • Bom humor e interação: Para despertar atenção e interesse do público, sem ser monótono, o emissor (apresentador) pode usar o bom humor e adotar um olhar comprometedor, interagindo com o público e buscando uma empatia.

 

  • Tom de voz: Procure usar o tom de voz adequado ao momento, a sequência do tema escolhido e ao local. Com a projeção da voz, a energia e a liderança tornam a comunicação em público mais atraente e eficaz.

 

  • Conquistar o ouvinte: Lembre-se que o responsável pela comunicação é o emissor, não do ouvinte. Aquele que transmite é o estrategista e o ouvinte deve ser conquistado.

 

 

  • Introdução: É muito importante uma boa introdução ao tema. Nunca vá direto ao ponto central (isto só não se aplica à comunicação de resultados). Enquanto o ouvinte não for conquistado, o locutor luta contra o devaneio da plateia. Só inicie o tema central quando a plateia tenha um olhar de expectativa e postura de projeção. Quando  mostra sincero interesse.

 

  • Evite: Movimentos exagerados, cacoetes, repetição de palavras, baixa energia, falta de contato visual, roupas inadequadas e mau uso da tecnologia.

 

  • Nervosismo e inibição: O comunicador não precisa ser perfeito. Esta afirmação, quando entendida, passa a jogar a favor, já que o nervosismo e a inibição têm como principal fonte o medo de ser julgado ou de não agradar.

 

  • Conte histórias: As pessoas gostam de ouvir, construir e acompanhar mentalmente, sentem-se parte da mesma.

 

  • Palavras:  Module bem as palavras e diminua a velocidade, dando tempo para assimilação.

 

  • Óbvio : o óbvio tem que der dito, nunca pressuponha que o outro sabe o que você sabe.

 

  • Autovalorização: Trabalhe a auto estima, as pessoas gostam de quem se gosta, mas não exagere.

 

  • Estude muito: Uma informação relevante (não necessariamente inédita) transmitida de forma atraente capta a atenção.

 

 

Para quem pretende se especializar e adquirir novas competências na área da comunicação, o Senac Americana oferece o curso Como Falar em Público. Mais informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas no Portal Senac www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350.

 

 

Serviço:

 

Como Falar em Público

Data: 29 de outubro.

Horário: Sábado, das 8  às 12 horas.

 

Como Falar em Público

Data: 26 de novembro, sábado.

Horário: Sábado, das 8 às 12 horas


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Publicado em: 17 de outubro de 2016 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

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